sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fotos antigas de Meriti


São João de Meriti
Rio de Janeiro - RJ

Histórico


Estação de Coelho da Rocha na década de 50.

A colonização do território onde se localiza o atual Município de São João de Meriti data da segunda metade do século XVI.

Tudo leva a crer que nas terras fluminenses, nos vales dos rios Meriti, Sarapuí, Estrela ou Inhomirim, teve início o povoamento, em 1566. Em 1568, recebeu Braz Cubas, em doação de sesmaria, 3.000 braças de terras de testada para o mar e 9.000 braças de fundo pelo rio Meriti "correndo pela piassaba da aldeia de Jacotinga". Daí se infere que as terras de São João de Meriti se enquadravam na sesmaria de Braz Cubas.

Até 1644, não há notícia da existência de capelas na região. Nesta data, surge a localidade de São João Batista de Trairaponga, que se torna paróquia por Alvará de fevereiro de 1647, durante a prelazia do Reverendo Antônio Martins Loureiro.

A capela existente em Trairaponga serve de matriz até 1660, época em que é transferida a categoria de sede ao templo localizado próximo ao Rio Meriti, em terras hoje compreendidas na Cidade de São João de Meriti.

Anos depois, arruinado o prédio da igreja, desloca-se o núcleo social e religioso para a zona portuária, onde se havia erigido nova capela em 1708, dedicada por João Correia Ximenes à Nossa Senhora da Conceição.

Em 1747, retorna a sede da freguesia às margens do Meriti, ao exato lugar onde se erguia outrora o templo arruinado, alterando-se sua denominação para freguesia de São João Batista de Meriti.

Desde então a região começa a prosperar. O rio Meriti escoa livremente o produto das lavouras. Funcionam, entre 1769 e 1779, 9 engenhos de açúcar e 2 engenhocas, a produção agrícola eleva-se a 800 sacos de farinha, 140 de feijão, 145 de milho e 390 de arroz. Durante muito tempo, as culturas da freguesia de São João de Meriti, mantidas pelo esforço físico do negro escravizado, rende verdadeiras fortunas aos senhores da terra.

A partir de 15 de janeiro de 1833, sendo o povoado de Iguaçu (atual Nova Iguaçu) elevado à categoria de Vila e sede de Município, a freguesia de São João Batista de Meriti passa a integrar sua jurisdição.

Em meados do século XIX, atinge o seu mais alto ponto de desenvolvimento mas, a partir desse período, observe-se declinio social e econômico. A devastação das matas e conseqüente obstrução dos cursos fluviais e seu extravasamento favorecem a formação de alagados, a propagação da malária e o abandono das terras assoladas.
Com a inauguração, em 1886, do trecho da linha férrea que ligou a Cidade do Rio de Janeiro à Estação de Meriti (atual sede municipal de Duque de Caxias), situada em terras que pertenciam à então freguesia de São João de Meriti, muito sofre a povoação, sede da freguesia. Os moradores vão aos poucos abandonando a terra e fixando-se em torno da estação, em busca da facilidade de transporte pela estrada de ferro.
O reerguimento ocorre por volta de 1898, ao ser a região cortada pelos trilhos da Linha Auxiliar, que trouxeram consigo novas possibilidades de progresso. Outros fatores de desenvolvimento para a localidade, anos mais tarde, resultaram do saneamento da Baixada Fluminense e da construção da rodovia Rio-Petrópolis.
Hoje, São João de Meriti é um dos núcleos mais densamente povoados do Brasil, cortado pela Rodovia Presidente Dutra, que põe o Município em fácil comunicação com os dois maiores centros econômicos do País - Rio de Janeiro e São Paulo.

Gentílico: meritiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Meriti, de 26-02-1647 e pelos decretos estaduais nº 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, no município de Iguaçu.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Iguassu o distrito de Meriti, transferido para sede da Pavuna, pela lei estadual nº 1634, de 18-02-1919.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Iguassu o distrito de Meriti com sede no Arraial da Pavuna.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito se denomina Meriti e figura no município de Iguaçu.
Pelo decreto-lei estadual nº 1055, de 31-12-1943, transfere o distrito de Meriti de município Nova Iguaçu para o de Duque de Caxias.
Elevado à categoria de município com a denominação de São João de Meriti, por ato das disposições constitucionais transitórias deste estado, promulgado em 20-06-1947, desmembrado de Duque de Caxias. Constituído de 3 distritos São João de Meriti, Coelho da Rocha e São Mateus. Os distritos foram criados pela mesma lei que criou o município. Instalado em 22-08- 1947.
Elevado à condição de cidade com a denominação de São João de Meriti, pela lei estadual n.° 6, de 11-08-1947.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município de São João de Meriti é constituído de 3 distritos: São João de Meriti, Coelho da Rocha e São Mateus.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Em "Síntese" de 31-XII-1994, o município é constituído de 3 distritos: São João de Meriti, Coelho da Rocha e São Mateus.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 1055, de 31-12-1943, transfere o distrito de Meriti do município de Nova Iguaçu para o de Duque de Caxias.

Engenheiro Belfort
Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns Centros Comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de Capital do Jeans), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, bem como outros de menor expressão mas não de menor importância.
Muitos bairros pobres cercam estes centros, e outros têm sequer saneamento básico, como Jardim Paraíso, no distrito de Vilar dos Teles. Porém, há alguns que são de classe média-baixa como o Centro de São João de Meriti e Vila Rosali.
Recentemente, o município tem aparecido no universo cultural, abrigando alguns centros culturais, como o IPAHB e o SESC. São João de Meriti é também conhecida por ser a cidade natal do ex-jogador de futebol Juary, do poeta e escritor Lasana Lukata, do jogador de vôlei André Nascimento, que atua na posição de oposto pela Seleção Brasileira, do humorista Paulinho Gogó, além do jovem André Mercury, que ficou nacionalmente conhecido ao participar do reality show Ídolos, na Rede Record, quando cantou uma composição própria chamada Casa da Colina, provavelmente inspirada no filme homônimo. Chamou a atenção a espontaneidade do candidato e o seu vestuário, similar ao de Michael Jackson.

Clique na imagem acima e veja a galeria dos ex-prefeitos

Praça da Matriz, logo após as obras de revitalização feitas na administração do capitão Sebastião de Arruda Negreiros, em 1933.











Igreja com relógio de 4 faces, com o tradicional chafariz e toda iluminada. Praça da Matriz, natal de 1960.





Vista panorâmica da parte central do município de São João de Meriti. Há época 4° distrito de Iguaçu. Obs: Vista do Morro do Carrapato, em 1938.




Selo comemorativo criado em prol da Merenda Escolar - 1948.





Dr. Anníbal Viriato de Azevedo




Vista de Thomazinho com a tradicional porteira que dividia a antiga localidade, em 1932.




Aspecto da rua Iara, hoje rua Júlia Cheuen, em 1932. (São Matheus).




Foto de Éden, antiga "Itinga". Vista geral da antiga localidade, em 1932.





Assinatura de Posse do 1° prefeito eleito de São João de Meriti. Dr. José dos Campos Manhães, em 23 de outubro de 1947.




Instalação oficial do município de São João de Meriti. Praça da Matriz, em 21 de agosto de 1947.





Inauguração da 1° bica pública de Vilar dos Teles em 1952.




Inauguração da sede própria da Prefeitura Municipal de São João de Meriti em 10/05/1970.




Instalação da Comarca do município de São João de Meriti, em 26 de março de 1952. Data que assumiu o 1° juiz Dr° Aderbal de Oliveira.




Sede da 1° prefeitura em São João de Meriti. Na posse do prefeito interino, Dr° Anníbal Viriato de Azevedo que assumiu por 60 dias. Em 21 de agosto de 1947. (Sobrado localizado na Av. Dr° Arruda Negreiros)





Término da obra do novo prédio da Prefeitura de São João de Meriti, em 1969.




Prédio da Prefeitura de São João de Meriti atual.


Estação de Coelho da Rocha na década de 50

31 comentários:

  1. muito bom ver como nossa cidade evoluiu adorei ver as fotos!

    ResponderExcluir
  2. olá,muito bonito este trabalho de resgate da cidade.Queria saber se nos seus acervos de fotos teria alguma coisa da extinta empresa de onibus da cidade de São João de Meriti a são geraldo.A mesma fazia a linha SJM - Nova Iguaçu e coleho da rocha x Vilar dos Telles.sua garagem era na avenida Pernambucanas em coelho da rocha.
    Estas fotos seriam para usar no acervo de fotos da memoria do ônibus

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns a quem teve a brilhante ideia de trazer a tona todas essas imagens e informações tão gostosas e tão esquecidas pela população que mal sabem onde moram

    ResponderExcluir
  4. MUITO LEGAL RESGATAR A HISTORIA DE SÃO JOÃO DE MERITI

    ResponderExcluir
  5. Muito Legal tudo isso, mostrem fotos dentro de Vila Rosali.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. eu cheguei a ver algumas destas imagens ao vivo.

    ResponderExcluir
  7. A partir de que época as ferrovias e a locomotiva a vapor, chegaram na Baixada Fluminense!?

    ResponderExcluir
  8. A partir de que época as ferrovias e a locomotiva a vapor, chegaram na Baixada Fluminense!?

    ResponderExcluir
  9. A partir de que época as ferrovias e a locomotiva a vapor,chegaram na Baixada Fluminens!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira ferrovia a adentrar o solo da baixada fluminense foi a Estrada de Ferro Rio Douro em 1882. Havia uma pequena parada em Pavuna. A Central só iria chegar lá em 1910 .

      Excluir
  10. A partir de que época as ferrovias e a locomotiva a vapor,chegaram na Baixada Fluminens!?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber do monumento do soldado que ficava no centro de coelho da rocha desde já obrigado Jorge prata morador de Coelho da rocha

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha de matéria espetacular 👏👏👏👏 sobre São João de Meriti.

    ResponderExcluir
  13. Nasci em São João muito me orgulho, excelente ideia sobre a história de são João ainda falta muita coisas da história de são João.

    ResponderExcluir
  14. Cresci nesse bairro.
    Procurando fotos da época dos desfiles de algumas escolas de samba em São João, acabei me separando com essa relíquia. Uma pena não termos estudado tudo isso na escola. É sempre bom conhecer a fundo o lugar que você mora, saber a sua história. Você está de parabéns 👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra do arrastão de são João?

      Excluir
    2. E o bloco da prefeitura, bloco das piranhas......

      Excluir
  15. https://youtu.be/rHxumkkkBNo Hino Oficial de São João de Meriti. Símbolo cívico instituído pela Lei Orgânica.

    ResponderExcluir
  16. https://odia.ig.com.br/odiabaixada/2015-03-07/genesis-torres-um-pouco-de-historia.html Brasão de São João de Meriti: descrição heráldica. A bandeira do município é um retângulo com o brasão.

    ResponderExcluir
  17. Uma pena que toda essa história foi destruida

    ResponderExcluir
  18. Alguem aqui escuta pink floyd?

    ResponderExcluir
  19. Alguém tem alguma imagem do antigo café serra da estrela lá na rua nossa senhora das Graças?

    ResponderExcluir
  20. Alguém lembra do bicheiro chamado seu miro? Lá da rua nossa senhora das Graças que no Cosme e Damião, distribuía dinheiro dentro dos sacos de doce, jogava dinheiro avanço, a rua era fechada por causa da multidão . Alguém lembra????

    ResponderExcluir
  21. Era do lado do campinho a onde os ônibus fazinhan o retorno.

    ResponderExcluir
  22. Do lado do morro , rua comandante Ari parreira, agente descia o morro desligando sentado em tábuas.

    ResponderExcluir